A dança e seus benefícios: Principais motivos para escolher o ballet como o seu exercício físico

Publicado em 02 de fevereiro de 2018 às 17:21

Dança corrige a postura, previne dores nas costas e define os músculos

 

Recentemente, um estudo da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, conseguiu encontrar uma atividade que trabalha com os músculos do corpo todo, exige melhora da respiração e estimula o condicionamento cardiovascular ainda mais eficiente: o ballet. A equipe de pesquisadores comparou o desempenho de membros da famosa academia Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica. Os bailarinos apresentaram melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico analisadas, como equilíbrio psicológico, flexibilidade e equilíbrio corporal.

Conheça os benefícios que você pode esperar ao eleger o ballet como a sua opção de exercício físico:

 

 

Respiração de atleta

 

Dançar uma música clássica é calmo para quem assiste, mas quem dança escorre suor e precisa de um fôlego danado para terminar uma coreografia cheia de saltos, piruetas e outros passos difíceis. Por isso, faz parte das aulas aprender a respirar aproveitando o máximo possível da capacidade do diafragma: coloque a mão um pouco acima da sua cintura e procure inspirar pelo nariz, empurrando a mão para fora. Na hora de soltar o ar, contraia como se quisesse encostar uma mão na outra.

 

 

Postura perfeita

 

Dor nas costas causada pela má postura é um problema que dificilmente perturba bailarinos. O ballet trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, que são a musculatura abdominal, peitoral e das costas.

 

 

Músculos trabalhados

 

Engana-se quem acredita na aparência frágil dos bailarinos. O ballet promove hipertrofia, ou seja, aumenta e fortalece os músculos tanto quanto a musculação.

 

 

Barriga chapada

 

Bailarino com barriga saliente é algo raro de ser ver. Primeiro porque a postura correta é cobrada o tempo todo nas aulas, o que inclui encolher a barriga. Segundo, porque é uma atividade física como qualquer outra que proporciona queima de calorias. Para conseguir bons resultados, no entanto, é preciso fazer aulas regularmente, de duas a três vezes por semana, no mínimo.

 

 

Flexibilidade

 

Segundo os ortopedistas, não adianta ser apenas forte ou ter músculos elásticos, é preciso ter equilíbrio muscular. A flexibilidade é trabalhada em todos os exercícios de balé porque os movimentos precisam ser realizados com grande amplitude.

 

 

Bem-estar e percepção corporal

 

Por ser ao mesmo tempo uma atividade prazerosa – os movimentos acontecem de acordo com o compasso da música – e um exercício físico que libera endorfina, uma substância responsável pelo prazer, o balé proporciona muito bem-estar.

 

 

Agilidade e coordenação motora

 

Conforme o aluno consegue aprender e executar os exercícios básicos de balé, os passos vão ficando mais difíceis. A complexidade dos movimentos aumenta em cada estágio, exigindo cada vez mais agilidade e coordenação motora.

 


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