Doces ou travessuras?

Publicado em 24 de outubro de 2017 às 16:35

Você realmente conhece o Halloween? Uma das datas comemorativas mais tradicionais dos Estados Unidos já é febre no Brasil.

 

O Halloween – conhecido como Dia das Bruxas – é uma celebração popular de culto aos mortos.  A tradição da festa foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde é efusivamente comemorada.  O significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.

 

Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa.

 

Além disso, também é comum decorar as casas com objetos e temas assustadores, como caveiras, teias de aranha, mortos-vivos e demais seres que pertençam ao imaginário popular.

 

Também há o costume de distribuir doces para as crianças fantasiadas durante o Halloween.

 

Conhecido como “trick or treat” (“gostosuras ou travessuras”, em português), esta atividade infantil é muito comum nas comemorações do Halloween nos países do Hemisfério Norte, como os Estados Unidos, por exemplo.

 

 

Origem do Halloween

 

Algumas teorias sugerem que a origem das comemorações do Halloween tenha surgido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de outubro.

 

Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.

 

A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos, sendo determinado pela Igreja Católica o dia 2 de novembro como o Dia dos Finados.

 

Antigamente, no dia 31 de outubro, acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual.

 

Sem esse peso dos contos da origem e costumes do Halloween, hoje a data muito mais uma forma festiva, recheada de brincadeira e deliciosos doces que as crianças pedem como oferta e a oportunidade de usar fantasias e muita imaginação. Não perca nossa Halloween Party, dia 27 de outubro, às 15h.


Dicas para recuperar energias e voltar à rotina após o Carnaval

Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 09:26

Dicas para recuperar energias e voltar à rotina após o Carnaval

  Os quatro dias de folia chegam para arrasar qualquer um e depois de toda curtição, a realidade do dia a dia também volta com tudo.   Voltar ao ritmo normal de trabalho e correria depois de um feriado prolongado já não é tarefa fácil. Agora, fazer isso logo após o Carnaval, principalmente para aqueles […]

Conheça as carreiras que têm boa remuneração, mas exigem inglês fluente

Publicado em 06 de fevereiro de 2018 às 17:34

Conheça as carreiras que têm boa remuneração, mas exigem inglês fluente

Profissionais fluentes em inglês chegam a ganhar 61% a mais que os demais. Veja as profissões que exigem a segunda língua e a remuneração delas   Na atualidade, ter graduação e pós-graduação não é o suficiente para conseguir uma boa posição no mercado de trabalho e ter uma carreira de destaque. O domínio de uma […]

Qualidade de vida: Atividade Física Aliada à Alimentação saudável

Publicado em 06 de fevereiro de 2018 às 17:32

Qualidade de vida: Atividade Física Aliada à Alimentação saudável

Atualmente vivemos em um mundo onde todos almejam a famosa qualidade de vida. Está mais do que bem estabelecido que para que tenhamos saúde, é necessário um equilíbrio entre a prática de atividade física e uma alimentação adequada.   Porém, por mais que o desejo das pessoas seja de ter uma vida saudável, pouco se […]