English & Fun!

Publicado em 26 de setembro de 2017 às 15:45

As series de TV tiveram um grande boom nos últimos anos. E você sabia que é possível praticar o inglês que você aprende na sala de aula com as suas series favoritas? Para quem está aprendendo inglês, assistir séries em inglês pode ajudar a absorver o aprendizado mais rápido, ensinar gírias do momento e inclusive deixá-lo com um autêntico sotaque.

A principal característica de um material audiovisual é mostrar situações de uso real do idioma. Quanto mais o aluno ouve a língua como ela é, na voz de falantes nativos, mais ele repara em padrões para atribuir significados e sofisticar suas estratégias de compreensão.

Fique ligado nas dicas para aprender se divertindo com as suas series favoritas:

1) Escolha da série: É importante optar por uma série que tenha um contexto mais cotidiano. As séries estilo “sitcom” são uma boa indicação, pois são comédias com situações de rotina. Algumas sugestões de séries são “Friends”, “How I Met Your Mother”, “Two and a Half Man”, entre tantas outras. “The Big Bang Theory”, apesar de ser uma sitcom, utiliza termos técnicos que podem ser de difícil compreensão.

2) Saiba o que está assistindo: O próximo passo é conhecer o conteúdo que será assistido. É importante, antes de iniciar a série em inglês, assistir o episódio com legendas em português. Se a pessoa entende o assunto, fica mais fácil compreender a mecânica do idioma.

3) Siga o seu ritmo. Cada pessoa aprende com sua própria velocidade. Portanto, a pessoa não deve desanimar caso não consiga entender tudo de primeira. É importante também evitar comparações, pois cada um possui um ritmo de aprendizagem.

4) Estabeleça Metas! Elas te auxiliarão a manter o foco. Entretanto, metas muito grandes para um curto período de tempo poderão causar frustração.

5) Não assista dublado. Apesar de facilitar o entendimento do episódio, a série dublada diminui a chance de entrar em contato com a língua desde o início. Por questões técnicas, as dublagens são geralmente adaptações e muito do que é dito de fato se perde.

6) Repetição. É cientificamente comprovado que o cérebro aprende melhor com repetições. Após entender do que se trata o episódio, é importante assistir novamente, e repetidas vezes, com legendas em Inglês, para associar o que se lê ao que se ouve. A prática leva a perfeição.

7) Dedicação é tudo! É importante pausar o episódio sempre que uma ou mais palavras ou frases forem desconhecidas. A pessoa deve anotar a palavra ou frase e depois procurar o significado. Entretanto, é importante também não se prender totalmente a traduções, procurando entender o contexto em que cada frase é utilizada.

8) Turbine seu “speaking”! Uma dica importante é escolher algumas frases da sua série favorita e gravar a própria voz falando-as. Depois disso, a pessoa deve comparar a gravação com o áudio original a fim de melhorar a pronúncia. Para que este processo fique ainda mais divertido, vale a pena enviar o áudio para os amigos, colegas de classe ou professor do curso de Idiomas e pedindo que eles adivinhem de qual série e personagem é a fala.

9) Fique atento às expressões. Durante a série aparecerão muitas frases que provavelmente não serão encontradas em dicionários comuns. Os dicionários físicos, on-line e os aplicativos da Oxford e de Cambridge são ótimas escolhas! Vale reforçar que não se deve traduzir conteúdos literalmente, entender o uso é o principal. Além disso, é importante tentar colocar em prática.

10) Desapega Geral! Após evoluir no entendimento das séries, é legal desapegar do português e passar a assistir somente em inglês. Assim a pessoa se força a lembrar dos termos que já ouviu e consegue exercitar mais a língua.

11) Turbine seu “Reading & Writing”! Comece ler e escrever sobre os episódios das suas séries favoritas. Começando ler e escrever reviews (resenhas), é possível melhorar bastante o nível de vocabulário e Gramática.

12) Season Finale! Este é o nome do episódio final de cada temporada e é a nossa última dica. Quando o entendimento dos episódios começar a ficar fácil, é preciso sair da zona de conforto e assistir aos episódios sem nenhuma legenda, pois é hora se acostumar de vez com o idioma. É muito importante perder o hábito de assistir com as legendas gradativamente, assim é possível adquirir muito mais ganho linguístico. Quando perceber a evolução, vale a pena assistir séries ou até mesmo documentários com vocabulários mais técnicos e específicos.


All’s Well prepara espetáculo para Show Cultural 2017

Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 18:45

All’s Well prepara espetáculo para Show Cultural 2017

Chegamos à época mais esperada do ano! Onde todo o encanto e magia da arte e cultura tomam conta do nosso grande Show Cultural anual. Este ano, o espetáculo acontecerá na quarta-feira, 13 de dezembro, às 20h, no Teatro COC em Araçatuba.   Entre as atrações são esperadas as apresentações do Ballet Infantil; Ballet Clássico […]

Conheça os Estados Unidos

Publicado em 05 de dezembro de 2017 às 16:03

Conheça os Estados Unidos

Descubra os costumes de um dos países mais procurados pelos brasileiros para viagens e intercâmbios   A ideia de viajar a um país com língua inglesa nativa pode surgir junto com a vontade de conhecer os Estados Unidos, um dos países mais desenvolvidos e o centro do consumo. O visto de não imigrante, para idas […]

Conheça os Benefícios do Power Jump

Publicado em 24 de novembro de 2017 às 16:41

Conheça os Benefícios do Power Jump

O Power Jump é uma atividade física mais presente na atualidade e traz muitas vantagens ao nosso corpo. Mas você sabe quais são os benefícios da modalidade? Veja abaixo: O jump é um exercício aeróbio, por isso, aumenta o seu condicionamento físico e melhora o funcionamento do seu sistema cardiorrespiratório, o que garante mais energia […]