Estudo científico revela que dançar pode reverter sinais de idade no cérebro e até prevenir o Alzheimer

Publicado em 07 de novembro de 2017 às 14:36

Sabemos que a atividade física é fundamental para uma vida saudável. Praticar algum tipo de esporte, caminhar, correr, nadar, musculação, entre outros são importantes para manter uma vida livre de muitas doenças. Mas para aqueles que adoram dançar temos uma excelente notícia: a dança previne o envelhecimento do cérebro.

 

Um estudo realizado pelos cientistas do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas em Magdeburg, Alemanha, descobriu que pessoas idosas podem reverter sinais de envelhecimento no cérebro através de atividade física, especialmente a dança, que seria mais eficaz.

 

Participaram da pesquisa 26 pessoas, sendo 14 do grupo de “dança” com uma média de 67 anos de idade e um grupo “fitness” com 12 pessoas com uma média de 69 anos de idade. Os dois grupos passaram 18 meses realizando as atividades separadas, cada um com o seu programa específico. Ambos os grupos mostraram um aumento na região do hipocampo do cérebro, região relacionada com doenças como o Alzheimer e também que desempenha um papel importante na memória e no equilíbrio.

 

Porém, apenas no grupo da dança mostrou um aumento significativo na melhoria do equilíbrio, que pode ser devido às rotinas de aprendizado toda semana. O grupo da dança utilizava vários gêneros diferentes toda semana e isso os mantinha com um aprendizado constante. A equipe da pesquisa quer testar novos programas de ginástica para ajudar a prevenir o declínio durante o envelhecimento.

 

No artigo divulgado pelo Centro Alemão, os cientistas sugerem que dançar pode ajudar no tratamento de doenças como o Alzheimer, como disse o Dr. Rehfeld: “A dança é uma ferramenta poderosa para estabelecer novos desafios para o corpo e a mente, especialmente na idade avançada. ”

 

 

Fonte: www.frontiersin.org


Voltar a malhar depois das férias!

Publicado em 09 de janeiro de 2018 às 11:22

Voltar a malhar depois das férias!

Grande parte das pessoas costumam ter o seu período de férias entre o final e o início do ano, especialmente aqueles que têm filhos. É uma época em que muitos viajam, não só por estarem de férias, mas também por causa da virada de ano e do clima, excelente para visitar o litoral.   Porém, […]

2018 vem por ai! Confira dicas para cumprir suas metas fitness

Publicado em 20 de dezembro de 2017 às 10:25

2018 vem por ai! Confira dicas para cumprir suas metas fitness

Passa ano e entra ano e uma das promessas mais frequentes dos brasileiros são as mudanças de hábitos na dieta e a volta na prática de atividade física.   Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde da atualidade, o sedentarismo é uma doença. Isso mesmo, doença. No Brasil, segundo […]

All’s Well prepara espetáculo para Show Cultural 2017

Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 18:45

All’s Well prepara espetáculo para Show Cultural 2017

Chegamos à época mais esperada do ano! Onde todo o encanto e magia da arte e cultura tomam conta do nosso grande Show Cultural anual. Este ano, o espetáculo acontecerá na quarta-feira, 13 de dezembro, às 20h, no Teatro COC em Araçatuba.   Entre as atrações são esperadas as apresentações do Ballet Infantil; Ballet Clássico […]