Qualidade de vida: Atividade Física Aliada à Alimentação saudável

Publicado em 06 de fevereiro de 2018 às 17:32

Atualmente vivemos em um mundo onde todos almejam a famosa qualidade de vida. Está mais do que bem estabelecido que para que tenhamos saúde, é necessário um equilíbrio entre a prática de atividade física e uma alimentação adequada.

 

Porém, por mais que o desejo das pessoas seja de ter uma vida saudável, pouco se faz para ter de fato saúde e bem-estar. O que torna esse desejo quase que utópico.

 

As justificativas são diversas, como falta de tempo, maior praticidade em consumir produtos industrializados, não gostar de treinar, etc. Porém, devemos ter a consciência de que, ao praticarmos exercício físico, ter uma vida fisicamente ativa e uma alimentação saudável, estamos na verdade praticando saúde!

 

O excesso do consumo de alimentos ricos em sódio, corantes, açúcares e conservantes, aliados ao sedentarismo é o grande responsável por diversas doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto, entre outras. E esses fatores quando associados a um histórico familiar, faz com que a pessoa seja ainda mais suscetível a essas doenças.

 

Portando temos nessas duas variáveis, a solução para uma vida mais saudável, prevenindo e auxiliando no controle de doenças.

 

 

A Importância da Alimentação na Atividade Física

 

É muito comum as pessoas associarem uma boa forma física somente ao exercício físico. Mas a verdade é que uma boa forma física e a saúde estão associadas não só com o exercício físico, mas também com bons hábitos alimentares.

 

Com um plano alimentar adequado as suas necessidades, nós fornecemos para nosso corpo a energia necessária para realizar nossas tarefas diárias, além de suprir as necessidades energéticas do exercício físico. O que nos deixa mais perto do nosso objetivo, seja ele estético (emagrecimento ou hipertrofia), saúde (na prevenção e no controle de doenças como no caso da diabetes e hipertensão) ou para manter uma boa qualidade de vida.

 

Por isso é imprescindível ter uma alimentação adequada e equilibrada associada com o exercício físico, pois não se trata de mera estética, mas sim, de saúde e qualidade de vida.

 

 

Alimentação Saudável e exercício físico para qualidade de vida

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma boa qualidade de vida devemos ser fisicamente ativos, que quando quantificado em números, gira em torno de 150 minutos de exercícios físicos semanais. Esses minutos podem ser distribuídos de forma conveniente para o praticante.

 

Mas, o mais importante é ter uma vida ativa. De pouco adianta realizar exercícios durante uma hora por dia e passar grande parte da sua rotina diária de modo sedentário. Ou seja, suba escadas ao invés de pegar o elevador, vá à padaria a pé ao invés de ir de carro. Torne o seu dia mais ativo!

 

Em contrapartida temos a alimentação. É de praxe as pessoas se preocuparem com o que vão ingerir antes e depois do treino e se “esquecerem” das outras refeições. Para ter uma boa qualidade de vida, a gente precisa manter o equilíbrio entre as fontes de energia em todas as refeições e em todos os dias da semana.

 

Obviamente, que é praticamente impossível, manter-se totalmente regrado sempre, porém é importante ressaltar que somos o resultado de nossos hábitos. Logo, se temos hábitos saudáveis, seremos pessoas saudáveis.


Dicas para recuperar energias e voltar à rotina após o Carnaval

Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 09:26

Dicas para recuperar energias e voltar à rotina após o Carnaval

  Os quatro dias de folia chegam para arrasar qualquer um e depois de toda curtição, a realidade do dia a dia também volta com tudo.   Voltar ao ritmo normal de trabalho e correria depois de um feriado prolongado já não é tarefa fácil. Agora, fazer isso logo após o Carnaval, principalmente para aqueles […]

Conheça as carreiras que têm boa remuneração, mas exigem inglês fluente

Publicado em 06 de fevereiro de 2018 às 17:34

Conheça as carreiras que têm boa remuneração, mas exigem inglês fluente

Profissionais fluentes em inglês chegam a ganhar 61% a mais que os demais. Veja as profissões que exigem a segunda língua e a remuneração delas   Na atualidade, ter graduação e pós-graduação não é o suficiente para conseguir uma boa posição no mercado de trabalho e ter uma carreira de destaque. O domínio de uma […]

A dança e seus benefícios: Principais motivos para escolher o ballet como o seu exercício físico

Publicado em 02 de fevereiro de 2018 às 17:21

A dança e seus benefícios: Principais motivos para escolher o ballet como o seu exercício físico

Dança corrige a postura, previne dores nas costas e define os músculos   Recentemente, um estudo da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, conseguiu encontrar uma atividade que trabalha com os músculos do corpo todo, exige melhora da respiração e estimula o condicionamento cardiovascular ainda mais eficiente: o ballet. A equipe de pesquisadores comparou o […]