Quem dança os males espanta!

Publicado em 22 de setembro de 2017 às 16:25

A dança é uma ótima aliada do bem-estar, autoestima e saúde. Praticar alguma modalidade de dança pode ser tão eficaz quanto um treinamento aeróbico. A dança é uma boa alternativa à ginástica, pois ela move grandes grupos musculares, algo que é muito positivo para diferentes doenças, especialmente doenças osteomusculares, melhorando aspectos como a flexibilidade, força e resistência.

Conheça melhor cada um de seus benefícios:

Dança para a perda de peso

É uma boa maneira de lutar contra a obesidade e queimar calorias, além de representar um grande benefício para as pessoas com problemas circulatórios ou de rigidez articular, estimulando o fluxo sanguíneo e o funcionamento do sistema circulatório. Baseada na confluência de movimentos, equilíbrio, ritmo e representação gestual, a dança é o exercício coletivo mais sincronizado que existe.

Dança para todas as idades

Segundo especialistas, a dança deve ser incluída no contexto de estilos de vida saudáveis para o coração como um integrante que ajudará a melhorar a saúde física, especialmente em certos grupos, como os idosos. A dança não está restrita a nenhuma idade, classe social ou profissão. De acordo com especialistas, bastam 30 minutos de dança, três vezes por semana, para gerar efeitos visíveis para a saúde.

Cada vez mais idosos decidem dar seus primeiros passos ou lembrar os velhos tempos ao ritmo de estilos como salsa, valsa ou bolero. Os jovens preferem o funk e danças mais modernas, como o Fit Dance, Zumba ou Close Dance. Crianças geralmente curtem fazer Balé ou dança contemporânea, como o Jazz.  Para elas, aulas de dança servem também como ferramenta pedagógica para desenvolver memória, o ouvido musical e a linguagem corporal. Para elas, a dança é uma forma divertida de melhorar o seu equilíbrio, a relação com um grupo e obter senso de ritmo.

Benefícios físicos da dança

A dança, de forma semelhante à natação, é uma atividade que pode ser feita em qualquer idade. Ela traz benefício cardiovascular ao facilitar a circulação sanguínea e auxilia também no bom funcionamento do sistema respiratório. A dança melhora a aparência, pois favorece a drenagem de líquidos e toxinas e remove o excesso de gordura. Ela também combate o excesso de peso e níveis elevados de colesterol.

A dança também pode ajudar a corrigir problemas de má postura, fortalece músculos e aumenta flexibilidade, força e resistência. É ideal para as pessoas que sofrem de doenças ósseas e rigidez articular. Ela ajuda a melhorar a agilidade, equilíbrio e coordenação de movimentos. É um bom exercício para o cérebro, pois melhora a concentração e a memória.

Muitas das posturas negativas derivadas de um estilo de vida sedentário são corrigidas com a dança. A cabeça e o corpo ereto e o passo suave melhoram a presença física. Na terceira idade, é aconselhável praticar dança para aliviar dores articulares e prevenir a osteoporose. Em crianças, pode ajudar a corrigir distúrbios congênitos e má postura.

Benefícios psicológicos da dança

A dança melhora as relações pessoais: é uma excelente maneira de superar a solidão e timidez e estabelecer novas relações. Ela reduz o estresse e favorece o relaxamento, liberando tensões. Reduz a ansiedade e depressão, ajuda a expressar emoções e a canalizar a adrenalina. A dança levanta o ânimo, eleva a autoestima, promove autoconfiança e clareza de pensamento. Além de todos os benefícios físicos e mentais expostos, o melhor da dança é a diversão. É praticamente impossível dançar sem sorrir. Entrar junto com o parceiro numa aula de dança também pode unir o casal, reduzindo problemas conjugais.

Cada dança tem suas propriedades

O tipo de dança escolhido depende do gosto da pessoa e de seu estado de saúde. Encontre o ritmo que mais combina com você e comece a dançar!


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